Você sabia que para comprar o seu apartamento dos sonhos, você não precisa dispor da quantia total do imóvel em mãos no momento da compra? Pois é, você sempre poderá contar com o financiamento de imóveis. Mas como ele funciona? Vamos explicar como garantir o financiamento do seu novo apartamento aqui embaixo. Vamos lá?
Começando pelo começo
Você já se perguntou como realmente funciona o financiamento de imóveis? Na verdade, não há muito segredo. Essa prática é bem comum e relativamente simples. Primeiro, você entra em contato com o banco da sua preferência e pede pelo serviço em questão. Após tudo aprovado, o próprio banco paga ao vendedor do imóvel a quantia que você optou por financiar. A partir daí, você passa a pagar apenas o banco que quitou a sua dívida. Mas atenção, durante o período de quitação de dívida, o imóvel fica ligado a você e não pode ser negociado.
Condições de financiamento
Praticamente todos os bancos presentes no Brasil oferecem uma gama infinita de financiamentos para você. A grande diferença está nas condições de pagamento, como por exemplo as taxas de juros cobradas, a duração do contrato e o montante do valor do imóvel que pode ser financiado.
Depois de escolher o banco com as melhores taxas, você só precisa ir a uma agência e dar início às etapas que permitirão a liberação do crédito.
Documentos necessários
Assim como em toda transação bancária, documentos são necessários. Nesse caso, você precisará apresentar o RG e o CPF, além dos comprovantes de estado civil e de renda (extratos bancários, holerites, declaração de Imposto de Renda, etc).
Se você for autônomo, pode comprovar sua renda por meio do contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda ou de uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), criada por um contador. A sua comprovação de renda indicará o quanto você pode pagar por mês, já que o valor das parcelas não pode passar dos 30% da sua renda familiar.
Por último, mas não menos importante, o banco analisará se seu nome consta nos cadastros de inadimplentes. Caso não haja problemas, seu crédito é liberado com um período de validade que varia de banco para banco.
Avaliação do imóvel
O último passo é realizado pelo banco, que, por meio de uma determinada empresa, engenheiro ou arquiteto, realiza uma avaliação do imóvel a ser financiado. Tudo isso para confirmar o seu valor. A partir daí, o contrato é elaborado e o banco pede para que você e o vendedor do imóvel assinem o documento. Após seu registro no cartório, o documento deve voltar à agência para que o banco libere o crédito e o vendedor seja pago. Feito isso, você começa a pagar as prestações mensalmente a fim de quitar a sua dívida com o banco.
Gostou das informações? Agora, o que você acha de conhecer o mais novo empreendimento da Forti Construtora? Marque uma visita e venha conhecer Versailles Residencial. Para reservar a sua visita é bem simples, basta entrar em contato com o corretor pelo telefone (16) 99172-7296
Uma nova forma de viver a vida espera por você.
Comentários