top of page
Buscar
Foto do escritorForti Construtora

Horta em apartamento: 8 dicas para ter a sua

Existe coisa melhor do que cozinhar usando os temperos da sua própria horta? Ou fazer aquela saladinha leve, ótima para os dias de calor, apenas esticando a mão pela janela e pegando aquele rico tufo de hortaliças colhido na hora? Quem nunca sonhou em comer seus legumes sem o medo de estar ingerindo milhares de agrotóxicos? Pois é, ter sua própria horta é o sonho de consumo de muita gente. Mas como fazer isso morando em um apartamento? Ora, nada que um pouco de planejamento não resolva.



Dicas para ter sua própria horta


Pode parecer que não, mas ter sua própria horta morando em um apartamento é mais simples do que você imagina. Mas isso não significa que você possa simplesmente cultivar a sua no meio da sala. Para ter sua própria horta, você precisa se planejar, ou seja, você precisa pensar em fatores como a escolha do local, os vasos, a água, etc.

No post de hoje, nós traremos algumas dicas de como se planejar para conquistar a sua própria horta de apartamento. Veja só:

Busque o Sol

Escolher um local do apartamento com bastante incidência de luz solar, pelo menos quatro horas por dia, é imprescindível para ter sua própria horta, afinal, plantas fazem fotossíntese e precisam de luz natural para sobreviver.


Escolha os vasos certos


Opte por vasos com furos na parte de baixo para que a água da irrigação possa escorrer livremente. Além disso, prestar atenção na profundidade de cada vaso também é importante, afinal, as raízes precisam de espaço para crescer. Vasos com profundidade entre 7 a 15 centímetros permitem o plantio de praticamente todos os tipos de ervas. Opte por esses.


A terra perfeita


Ao contrário do que muitos podem pensar, terra não é tudo igual. E escolher a terra certa influência, e muito, na qualidade do que você espera colher, afinal, além da luz solar, as plantas precisam de uma base rica em nutrientes para que possam se desenvolver bem.

Por isso, o solo escolhido deve recriar as condições do ecossistema original da planta, devendo ser também esponjoso o suficiente para permitir a oxigenação e a conservação da umidade.


Sementes ou mudinhas?


Você já ouvia sua avó, sua mãe ou sua tia pedindo mudinhas por aí. Agora chegou a sua vez. Se você é iniciante ou busca por resultados rápidos, o ideal é começar pelas mudinhas. Porém, fique atento. Não são todas plantas que dão essa opção, como é o caso da cenoura e do nabo. Em contrapartida, outras plantas como a alface, a cebola e o tomate dão.


Água


Preste atenção na rega, ela pode variar de planta para planta. Além de nem todas pedirem a mesma quantidade de água, a forma como você vai regá-las pode variar também. Alguma, por exemplo, precisam ter suas raízes molhadas, enquanto outras, apenas as folhas.

Como estamos em uma cidade como Ribeirão Preto, onde o tempo é mais seco e a incidência de chuvas é mais rara, você provavelmente irá precisar prestar mais atenção quanto à rega.

Outro fator a se pensar é o horário. Opte por regar sua horta no início da manhã, ou final da tarde. Isso evitará que a água evapore ao longo do dia.


Hora da adubação


Como as plantas retiram do sol e do solo os nutrientes necessários para o seu crescimento, a medida em que vão sendo colhidas, elas precisarão de mais nutrientes para poder crescer mais e mais vezes.

O problema é que o solo vai perdendo seus nutrientes conforme esse ciclo ocorre. E, consequentemente, os nutrientes presentes nos vegetais se vão também. Por isso, já que suas plantas não estão em contato direto com o chão, elas precisam de adubo para crescerem fortes e ricas em nutrientes.


Os amigos e inimigos da sua horta


Conforme sua horta vai crescendo, forma-se um pequeno ecossistema controlado. Nele, a incidência de pequenos insetos ou pragas podem se desenvolver. Tome cuidado com isso. Os pulgões, por exemplo, são um mau sinal. Afinal, eles são parasitas e podem acabar com as suas plantas.


Em contrapartida, temos as joaninhas e as abelhas, por exemplo, que podem funcionar como suas aliadas. As joaninhas funcionam como um controle de pragas, afinal elas se alimentam de pulgões e as abelhas garantem a polinização.


O que plantar na minha horta?


Agora que você já sabe, mais ou menos, o que é preciso para ter sua própria horta, chegou a vez de escolher o que plantar nela. Pensamos nisso, fizemos uma lista de possíveis espécimes para plantar em seu apartamento. Olha só:


Temperos

· Hortelã;

· Salsinha;

· Cebolinha;

· Alecrim;

· Orégano;

· Tomilho;

· Pimenta.


Frutas

· Tomate cereja;

· Mirtilo;

· Morango;

· Amora.


Hortaliças

· Couve;

· Alface;

· Espinafre;

· Beterraba;

· Cenoura;

· Rabanete.


E aí? O que você vai plantar na sua horta? Enquanto você pensa nisso, o que você acha de conhecer o Versailles Residencial? Para reservar a sua visita é bem simples, basta entrar em contato com nossos corretores pelo telefone (16) 99172-7296.

Uma nova forma de viver a vida espera por você.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Vendas

Consulte-nos

WhatsApp_Logo_1.png
bottom of page