top of page
Buscar

Parcelamento da entrada: descubra como funciona

  • Foto do escritor: Forti Construtora
    Forti Construtora
  • 15 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

A compra do apartamento dos sonhos é, para muita gente, um momento super especial. Porém, assim como todo grande passo, esse deve ser planejado com bastante cuidado e atenção. Como você já deve saber, logo no ato da negociação é necessário desembolsar o valor da famosa “entrada”.

O problema é que o custo dessa entrada costuma ser um tanto alto. Mas isso não impede que nós, brasileiros que somos, não possamos dar um jeitinho, afinal, há situações em que utilizar a modalidade de financiamento com entrada parcelada é uma alternativa mais que possível.


Porém, o que nós temos observado é que ainda há bastante dúvida por parte do público com relação a essa questão. Dúvidas sobre como funciona esse tipo de parcelamento, a forma como ele deve ser utilizado, quais são as condições de pagamento e se há a possibilidade de utilizar o fundo de garantia são as mais frequentes. Por isso, resolvemos te “dar uma mão” esclarecendo essas dúvidas a seguir. Preste atenção:

Como funciona o financiamento com entrada parcelada?

Vamos começar pelo começo aqui. Como já dissemos mais a cima, uma das maiores dificuldades encontradas na hora de comprar um imóvel é conseguir juntar a quantia referente à entrada, já que geralmente é 20% e é um valor, queira ou não, bem expressivo.

Pensando em uma solução para esse problema, diversas construtoras apresentam uma opção menos salgada ao comprador: fazer o financiamento desse montante. Com esse financiamento é possível fazer o parcelamento do valor total por uma quantidade pré-definida de tempo. Geralmente, o prazo varia de acordo com o empreendimento que será adquirido, por exemplo, se ele é um imóvel na planta ou pronto e o tempo restante para que o empreendimento seja entregue.

Além disso, com o intuito de facilitar ainda mais a negociação, algumas construtoras ainda abrem a possibilidade de utilizar os recursos do Fundo de Garantia (FGTS), desde que o valor do imóvel esteja dentro dos requisitos necessários para a liberação desse recurso.

Entrada parcelada: conheça as diferentes formas de utilizar esse recurso

Apesar do parcelamento da entrada poder ser feito tanto com imóveis na planta quanto com aqueles que já estão prontos, existem algumas diferenças na forma de pagamento em cada uma dessas opções. Olha só:

Imóveis na planta

Quando se compra um imóvel na planta, 20% do total do montante é pago e o restante é acertado por meio do financiamento bancário. Como o imóvel ainda não está pronto para morar, o prazo que você tem para fazer o parcelamento junto à construtora é levado em consideração de acordo com a duração da obra.

Desta forma, o que as construtoras fazem na maioria das vezes? Elas dividem esse valor em entradas parceladas de ato, 30, 60, 90 dias, parcelas anuais, mensais e uma parcela final na entrega das chaves. Assim, se você adquiri um apartamento dentro destas condições, o plano de pagamento da entrada financiada será diluído ao longo do tempo de construção do empreendimento.

Porém, é preciso ficar atento, já que os valores das parcelas serão reajustados conforme o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), assim como o valor do saldo devedor.

Desta forma, quando você compra um apartamento na planta e assina com o banco financiador, inicia-se o pagamento das parcelas referentes à “fase de obra”. Após a entrega das chaves, o pagamento dessa fase termina, dando lugar ao pagamento das parcelas do valor financiado.

Imóveis prontos

No caso dos imóveis prontos, o tempo de construção não é levado em consideração. Sendo assim, não existe maneira de dividir esse valor em tantas parcelas, como ocorre na compra de um imóvel na planta. No entanto, ainda existe a possibilidade de se fazer o parcelamento dessa entrada junto à construtora.

O mais comum é dividir esse valor em ato, 30 e 60 dias. Mas tenha em mente que é sempre possível negociar esse valor junto à construtora.

FGTS como parte da entrada

Outra forma de abater um pouco mais o valor da entrada é utilizar o Fundo de Garantia (FGTS). Mas, para isso, é necessário que você atenda a uma série de requisitos, como por exemplo:

- Você precisa de, pelo menos, 3 anos de registro em carteira;

- Você não pode ter outro imóvel em seu nome no mesmo município, cidades de divisa ou região metropolitana do imóvel que você pretende comprar;

- O imóvel escolhido não pode ultrapassar o preço previamente estipulado pelo governo (R$ 1,5 milhão);

- Você não pode ser o titular de qualquer financiamento habitacional ativo.

Assim que o fundo estiver liberado, ele pode ser utilizado na amortização do valor da entrada e, por tanto, facilitar a aquisição do imóvel, seja ele pronto ou na planta.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como parcelar a entrada do seu novo apartamento, o que você acha de dar uma passada no nosso decorado?

Para reservar a sua visita é bem simples, basta entrar em contato com o corretor pelo telefone (16) 99172-7296.

Uma nova forma de viver a vida espera por você.

 
 
 

Vendas

Consulte-nos

WhatsApp_Logo_1.png

PARA FALAR COM NOSSA EQUIPE 

LIGUE OU ENVIE UM EMAIL PARA:

Av Wladimir Meirelles Ferreira, 1660 - sl. 204
Jd. Botânico - CEP 14021-630
Ribeirão Preto - SP - 
Tel: 16 | 3911.7512 
contato@construtoraforti.com.br

  • ícone facebook
  • ícone instagram

OU ENVIE UMA MENSAGEM

ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

Sucesso! Mensagem recebida.

© 2018 por Construtora Forti

bottom of page