Muito conhecido pela alcunha de “coração da instalação elétrica”, os quadros de distribuição são os responsáveis nas instalações elétricas por distribuir e proteger os circuitos de energia elétrica utilizados no imóvel. É nele, por exemplo, que encontramos os dispositivos de proteção, que fazem com que a energia seja distribuída de forma segura para todo o imóvel, evitando riscos como possíveis incêndios, choques elétricos ou até mesmo danos nos aparelhos elétricos.
Sabendo que muitos ainda têm dúvidas com relação ao assunto, trouxemos algumas informações que poderão ajudar a conhecer um pouco mais sobre esta importante ferramenta. Olha só:
O que é exatamente o “quadro de distribuição”?
Como já foi citado logo acima, o quadro de distribuição é o “centro de comando” da energia elétrica de qualquer imóvel. Obrigatório em todas as instalações elétricas, ele é o responsável por distribuir e proteger os circuitos de energia elétrica utilizados no imóvel. Cada quadro possui em seu interior dispositivos de proteção que garantem a segurança que seus moradores precisam para viver em paz.
Mas o que são dispositivos de proteção?
São os dispositivos responsáveis por proteger os circuitos elétricos existentes nos imóveis contra possíveis problemas nos cabos alimentadores, nos pontos ou nas tomadas de força e até mesmo nos pontos de iluminação, assim como podem evitar a “fuga” de corrente elétrica para o interior do imóvel, além de evitar curtos circuitos ou sobre correntes, por exemplo. Os principais dispositivos de proteção presentes em um quadro de distribuição são: o IDR (interruptor diferencial residual) ou também o DDR (disjuntor diferencial residual) e o DTM (disjuntor termo magnético).
A principal função dos dois primeiros dispositivos é a de evitar choques elétricos nos seres vivos quando no manuseio de equipamentos que podem transmitir corrente de fuga em sua operação. Funcionando como uma espécie de “medidor”, o IDR ou o DDR interrompem o circuito elétrico no qual está ligado, quando o somatório de corrente elétrica que passa por ele for diferente da corrente total analisada, evitando, dessa forma, situações de perigo aos seres vivos.
Enquanto isso, os disjuntores termo magnéticos monitoram a quantidade de corrente elétrica que pode ser conduzida pelo circuito elétrico ao qual está ligado, além de poderem atuar igualmente, quando a temperatura do condutor que está ligado no circuito for superior a temperatura permitida para a realização de condução de corrente elétrica, interrompendo o circuito, caso qualquer uma das condições citadas ultrapasse o seu valor nominal. O DTM é obrigatório para proteção contra curtos-circuitos e a sua ausência pode causar danos irreparáveis à instalação elétrica, resultando até mesmo em incêndios.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre quadros de distribuição, o que você acha de dar uma olhada nos que estão instalados em nossas unidades? Faça uma visita à nossa unidade decorada e aproveite para tirar outras dúvidas que possam ter ficado para trás, junto aos nossos corretores.
Para reservar a sua visita é bem simples, basta entrar em contato com o corretor pelo telefone (16) 99172-7296.
Uma nova forma de viver a vida espera por você!
Comments