Tijolos. Se você achava que os conhecia e sabia para o quê eles servem, eu tenho uma grande notícia para te dar, tijolo não é tudo igual. As duas principais formas de se classificar um tijolo são por seu material e função. Por isso, aliar essas duas características é tão importante para o sucesso do projeto. Afinal, escolher o tijolo certo influencia não apenas na segurança da construção, como também no conforto dos futuros moradores.
Você sabe escolher o de tijolo perfeito?
Essa pergunta, vou logo avisando, não tem uma resposta padrão. Porém, alguns fatores são decisivos na hora de se escolher o tijolo ideal para a sua construção. Além de pensar no básico, como o conforto e a segurança, outro conjunto de fatores também deve ser levado em consideração, como por exemplo as necessidades dos futuros moradores, o orçamento disponível, o estilo do projeto, o relevo do terreno e muito mais.
Os tijolos e suas características
Aqui no Brasil, seis tipos de tijolos são os mais utilizados. Entre eles, podemos encontrar os cerâmicos, os de concreto, os de concreto celular, os ecológicos, os Adobes e os decorativos. Logo abaixo vamos explicar as peculiaridades de cada um deles. Olha só:
Tijolos Cerâmicos
Uma das variações mais utilizadas aqui no Brasil, os tijolos cerâmicos são constituídos basicamente por argila. Sua coloração varia de acordo com o tipo de preparo. Se foi cozido, o tijolo é mais claro. Se foi recozido é mais escuro.
Muito utilizados para vedação, uma de suas principais características é o não comprometimento da estrutura da obra, caso uma parede precise ser derrubada. Sua principal vantagem está no preço. O conforto térmico e a baixa absorção de água também se destacam.
Tijolos de Concreto
Muito resistentes e com melhor isolamento acústico, tijolos de concreto são mais utilizados na construção de maior porte, como edifícios e fábricas. Fabricados com uma mistura de cimento, areia, agregado, aditivo e água, podem ser utilizados tanto para vedação, quanto na parte estrutural da edificação.
Tijolos de Concreto Celular
Tão leves quanto uma espuma endurecida, tijolos de concreto celular são recomendados tanto para ambientes internos quanto externos, desde que suas estruturas não estejam sobrecarregadas. Por absorverem muita água e terem pouca capacidade de isolamento acústico, os tijolos de concreto celular irão sempre demandar um revestimento.
Tijolos Ecológicos
Levar o meio ambiente em consideração tem sido um grande diferencial no meio da construção civil. Por isso, optar por tijolos ecológicos é uma ótima saída para agregar valor ao projeto. Por se tratarem da mistura de uma infinidade de materiais, incluindo resíduos de borracha, solo, cimento e água, eles não exigem muita argamassa, além de garantirem um efeito bem agradável quando expostos. Além disso, ainda funcionam como um ótimo isolante acústico.
Tijolo Adobe
Muito comuns em construções vernaculares no interior do Brasil, os tijolos do tipo Adobe são feitos a partir de terra crua, água, palha e fibras naturais. Por serem moldados naturalmente e cozidos, são mais indicados para dar aquele efeito mais rústico à construção. Muito utilizados durante o período colonial, esses tijolos são muito encontrados em construções antigas de cidades históricas.
Tijolos Decorativos
Como o próprio nome já diz, esses tijolos são ideais para a decoração, podendo ser de cerâmica, concreto ou até mesmo de vidro. Porém, além do seu efeito estético, tijolos decorativos ainda podem influenciar no conforto térmico e na iluminação do seu projeto.
Bom, agora você já conhece um pouco mais os tipos de tijolos disponíveis por aí. O que você acha de dar uma passadinha na unidade decorada do Versailles Residencial? Assim, você pode tirar as dúvidas sobre os tijolos utilizados na construção do empreendimento. Para reservar a sua visita é bem simples, basta entrar em contato com o corretor pelo telefone (16) 99172-7296.
Uma nova forma de viver a vida espera por você.